Nossa Evolução

2024

O Grupo Unimetal assumiu as operações comerciais e as marcas registradas Desulco e X-Carb, utilizando o processo de Tratamento Térmico da Superior Graphite. A transição das operações comerciais na América do Norte, Europa, Oriente Médio, Ásia/Pacífico e América do Sul, reforçando seu compromisso com processos ecologicamente corretos, eficientes em termos de energia e com a tecnologia de purificação térmica de última geração.

2022

Em 2022, através de seu braço logístico Carbolog, o Grupo Unimetal expandiu sua frota de caminhões rodotrem, chegando a ser uma das maiores e mais novas frotas desta modalidade no país. Assim, com mais de 40 anos de experiência, o Grupo Unimetal é hoje reconhecido mundialmente pelos seus produtos de alta qualidade, bem como por seu profissionalismo e atendimento.

2021

Em 2021 o Grupo Unimetal se tornou Distribuidor de Coque Verde para as refinarias da Petrobras no Sudeste no país. No mesmo ano, a Unimetal adquiriu a participação acionária da BR Distribuidora (atual Vibra Energy) na Brasil Carbonos S.A.

2019

Em 2019, o Grupo Unimetal inaugurou sua unidade produtiva de Grafite Sintético de alta pureza em São Vicente-SP, sendo considerado um dos materiais mais nobres e premium do mundo.

2015

Em 2015, a Unimetal adquiriu a empresa Litoral Coque Ltda em São Vicente-SP, para agregar maior capacidade produtiva ao Grupo, assim como trazer um diferencial logístico através da proximidade com o porto de Santos-SP.

2011

Em 2011, foi realizado uma nova Joint Venture, junto à BR Distribuidora, para criação da Brasil Carbonos, com a construção de unidade em Taubaté-SP (inaugurada em 2013), com a mesma tecnologia e capacidade produtiva de Cosmópolis-SP.

2007

Em 2007, o Grupo inaugurou sua unidade Vespasiano-MG para atendimento ao mercado mineiro, cuja unidade conta com ramal ferroviario próprio para importação e exportação.

2006

Entre 2006 e 2008 o Grupo Unimetal juntamente com a Petrobras adquiriam as participações da Alcan Noveis e CBA na Petrocoque, resultando em uma joint venture de partes iguais.

2004

Em 2004, a Unimetal inaugurou a unidade de beneficiamento de coque verde de petróleo em Cosmópolis-SP, com altíssimo nível de automação industrial e controle ambiental, sendo destaque em seu ramo de atuação.

1984

Em 1984, o Grupo Unimetal expandiu suas operações para Sorocaba-SP, para atender as demais indústrias consumidoras de produtos carbonosos, acompanhando o crescimento da produção brasileira de Coque Verde de Petroleo. Ao longo dos anos, a Unimetal desenvolveu sua própria tecnologia para produção de Grafite Sintético de alta pureza, bem como Coques Calcinados High Density e Oversize, atendendo à diversas aplicações metalúrgicas, de fricção, refratários, vidreiras, entre outros.

1972

A história de sucesso do Grupo Unimetal se iniciou em 1972, com a fundação da Petrocoque SA, uma joint venture entre o Grupo e as empresas Petroquisa SA (atual Petrobras), Companhia Brasileira de Aluminio - CBA, e Alcan Novelis, para a fabricação de Coque Calcinado Grau Anodo para indústria de Alumínio.